Nesse artigo, será possível entender tudo sobre a Tarifa Branca CELPE, como ela funciona, quando é vantajoso utilizar essa tarifa e também conhecer o simulador da tarifa branca.

Se acaso você ainda não a conhece, não perca essa leitura!

Publicidade

Saiba como aderir a Tarifa Social CELPE?

Tarifa Branca CELPE

Você já deve conhecer as chamadas bandeiras tarifárias. Elas sinalizam os custos reais da geração de energia elétrica conforme a cor (amarela, verde ou vermelha). Também, elas ajudam o consumidor a saber se a sua conta virá mais cara ou barata no mês vigente. No entanto, talvez você ainda não conheça a Tarifa Branca CELPE, a Companhia Energética de Pernambuco.

A Tarifa Branca CELPE consiste em uma nova opção tarifária. Assim como as bandeiras comentadas acima, ela sinaliza a variação do valor da energia, conforme o dia da semana e horários. Ao aderir a Tarifa Branca CELPE, será possível pagar diferentes valores com a hora e o dia de utilização da energia. Desde 1º de janeiro de 2020, essa modalidade está disponível as unidades consumidoras do grupo B, ou seja, são atendidas em baixa tensão entre 127v, 220v, 380v e 440v.

tarifa branca celpe

Como funciona?

A Tarifa Branca CELPE funciona da seguinte maneira: Inicialmente, após o processo de adesão da tarifa branca à sua conta, será instalado um novo medidor no local da unidade consumidora, seja ele uma residência ou empresa. Esse novo medidor é aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e registrará o consumo conforme os horários de utilização de eletricidade da unidade de consumo. São três períodos de tempo, com diferentes custos lidos pelo novo medidor, como mostrado abaixo:

  • PONTA – Entre às 17:30:00h e 20:29:59h (mais elevada);
  • INTERMEDIÁRIO – Das 16:30:00h as 17:29:59h (intermediária);
  • FORA DE PONTA – Entre às 21:30:00h e 16:29:59h (mais baixo).

Esses são os períodos com diferentes valores nos dias da semana (segunda-feira à sexta-feira). Aos fins de semana e feriados, o valor cobrado pela leitura sempre será referente ao período FORA DE PONTA. A fatura com a vigência da Tarifa Branca virá detalhada com o consumo em cada período. Entretanto, a adesão da Tarifa Branca CELPE não isenta as cobranças de tributos, pois estes são determinados em lei e regulados pela ANEEL.

Publicidade

Quando é vantajoso utilizar dessa tarifa?

A utilização dessa modalidade pode ser muito interessante para pessoas que consumem mais a eletricidade nos horários dentro do período FORA DE PONTA. A tarifa também pode ser vantajosa a quem está disposto a modificar os costumes de uso de eletricidade entre às 21:30h até às 16:29h do dia seguinte, visando a diminuição do valor da conta de luz. Entretanto, é preciso estar atento antes de aderir à Tarifa Branca CELPE, caso a utilização de eletricidade seja destoante do ideal (dentro dos períodos da tarifa).

Isto é, caso uma unidade consumidora utilize luz em demasia dentro de um período em de valor alto, a conta pode acabar vindo ainda mais cara comparada ao habitual. É necessário analisar a própria situação e estudar a possibilidade de utilizar a energia dentro do período de valor baixo, garantindo a vantagem em adotar a Tarifa Branca CELPE.

Como aderir a Tarifa Branca?

A adesão é opcional por parte do consumidor, por isso, é necessário realizar uma solicitação em um posto de atendimento CELPE. A instalação do medidor e eventuais custos são de responsabilidade integral da CELPE. A companhia tem até 30 dias para instalar o novo medidor após a solicitação por parte do cliente. Os usuários de baixa tensão, com exceção de iluminação pública, das unidades consumidoras de baixa renda de classe residencial e beneficiários de descontos previstos em lei, podem solicitar a Tarifa Branca à CELPE. Se acaso, a unidade consumidora mude de ideia e deseje retornar à Tarifa Convencional, basta solicitar novamente à companhia. Pois, ela tem o mesmo prazo de adesão de retorno. Após a troca, a Tarifa Branca só poderá ser reativada após 180 dias. Se esse conteúdo foi útil, não deixe de compartilhá-lo com quem pode ter vantagem adquirindo a Tarifa Branca CELPE.

Publicidade

Saiba agora quais são os CELPE serviços!