Que a luz solar é uma grande vantagem para nosso dia a dia muitos já sabemos, mas você sabe como funciona a energia solar a noite?
Mesmo com alguns anos fazendo sucesso no país ainda, há algumas dúvidas e questionamentos frequentes que pode ser que nos deixem mais receosos de começar a investir neste tipo de tecnologia.
Entenda aqui como funciona a energia solar a noite e os seus benefícios.
Energia solar a noite: Como funciona?
A energia solar a noite funciona por meio de dois meios:
- Baterias: que armazenam a energia para depois ser usada sem geração
- Sistema: conectado em alguma rede de distribuição.
Pelas baterias é preciso que ao longo do dia, elas sejam carregadas com a luz do sol, já em sistemas não são usadas as baterias.
Geralmente, a segunda opção é ideal em dias chuvosos, no qual a empresa fornece a energia para suprir a demanda.
Se o sistema de energia elétrico é interrompido, o sistema fotovoltaico também deixa de fornecer luz elétrica, essa medida está prescrita pela ABNT NBR IEC 62116.
Isso quer dizer que não poderá operar de maneira isolada, por exemplo, se todas as residências da rua ficarem sem luz, aquela residência com esse tipo de gerador deverá ficar também.
Durante os dias chuvosos e até mesmo a noite, os sistemas de energia solar são capazes de suprir o fornecimento de energia por determinado tempo.
Você ainda pode avisar a empresa distribuidora em quais períodos costuma utilizar a energia elétrica, assim evita problemas de distribuição.
Tipos de sistema de energia solar
Para saber como funciona a energia solar também é preciso entender que normalmente há três tipos de sistemas instalados nas residências ou indústrias: off-grid, on-grid e o híbrido.
A escolha entre qual deve ser colocado na casa ou comércio depende de diversos fatores.
Off-grid
Toda a energia produzida e coletada durante a parte mais quente do dia é armazenada para a noite ou inclusive para aqueles dias mais nublados e chuvosos.
Um local que conta com suministro de energia solar é capaz de coletar energia dos raios solares que batem durante o dia e colocá-los em funcionamento durante o período noturno, sendo completamente autossuficiente e preparado para qualquer tipo de clima.
On-grid
O sistema que é mais comumente instalado é o On-grid, neste caso, o calor coletado dentro de uma bateria capaz de proteger o sistema à noite ou durante dias chuvosos.
Quando não for suficiente ou inclusive quando tiver muita energia coletada esta pode ser “devolvida” para a empresa de suministro elétrico.
Este ato acaba criando grandes economias para aqueles que os utilizam e é o motivo pelo qual é a mais escolhida.
Isso se a energia solar não coletar eletricidade suficiente para o funcionamento do dia a dia, tampouco há nenhum problema porque a instalação permite que o local seja sustentado com tecnologia regular.
Híbrida
No caso da tecnologia híbrida o sistema funciona com ambas técnicas, tanto pode armazenar para um dia mais chuvoso e o período noturno ou pode também redistribuí-lo para o sistema de forma que tenha descontos.
A prática depende mais das quantidades e possibilidades do dono do investimento.
Como você conseguiu analisar no decorrer do texto a energia solar é uma opção completamente sustentável que traz grandes benefícios para aqueles que investem nesta tecnologia.
Segundo o site Portal Solar, a geração de energia solar cresceu 48,7% em junho no Brasil.
Além do cuidado com o meio ambiente também será capaz de economizar contas caras de eletricidade e nunca ter que se preocupar com bandeiras ou altas de preços neste caso.
Por outro lado, a energia solar é um investimento que demanda baixa manutenção e muito duradouro.
A instalação costuma ficar livre de dores de cabeça durante aproximadamente 25 anos e quando aparecem problemas são facilmente solucionados.
Agora, você entendeu sobre o uso da energia solar a noite e como ela é menos prejudicial ao meio ambiente.
Gostou desse artigo? Acompanhe mais informações sobre energias sustentáveis no nosso blog!