Você conhece qual é a maior usina fotovoltaica do mundo?

Todos os aparelhos elétricos do nosso dia a dia são alimentados pelo uso de um sistema.

Publicidade

Em grande quantidade aqui no Brasil, as usinas hidrelétricas abastecem diversas residências e comércios.

Uma opção menos poluente são as usinas fotovoltaicas que captam a energia solar.

Conheça abaixo, a maior usina fotovoltaica do mundo e as usinas mais comuns no Brasil.

Publicidade

Maior usina fotovoltaica do mundo: Qual é?

A maior usina fotovoltaica do mundo fica na região de Rajastão na índia, chamada de Bhadla Solar Park e foi construído de 2015 até 2020.

Seu objetivo é abastecer sua grande população, neste local se produzem mais de 2.245 MW e ocupam uma área construída de 5 mil hectares.

Embora seja um gigante de produção elétrica é parte apenas de um projeto de investimento de energia solar realizado pelos indianos.

Já que, a meta é criar fonte solar fotovoltaica para 17% da energia necessária para o dia a dia do país, pensando em conter um pouco dos problemas de população crescente demograficamente, assim como de poluição que já são pautas dentro deste país.

A Huanghe Hydropower Golmud Solar Park é capaz de produzir até 2.200 MW e fica na província chinesa de Qinghai.

Assim, é capaz de fornecer enormes quantidades de energia elétrica em quase 1.600km de extensão que também incluem turbinas eólicas e energia solar concentrada.

Este complexo, assim como o indiano que vimos anteriormente tem como principal objetivo reduzir a poluição no país e criar energia mais limpa.

Com esta quantidade de energia produzida consegue proporcionar abastecimento para milhares de residências, empresas e locais sem ter poluição durante o processo.

A usina fotovoltaica é um empreendimento do governo ou de alguma ação privada que permite o fornecimento elétrico de um grande número de pessoas, residências e empresas.

Embora o funcionamento seja muito parecido com aquelas colocadas em locais menores, a potência é muito maior.

maior usina fotovoltaica do mundo

Maiores usinas fotovoltaicas no Brasil

A usina fotovoltaica do Brasil com mais proporções se encontra em São Gonçalo no Piauí.

Inaugurado em 2020, o Parque Solar São Gonçalo é o maior empreendimento deste tipo no Brasil, com uma enorme quantidade de placas solares bifaciais capazes de coletar energia solar de ambos os lados, diferente daqueles estabelecidos na maioria dos lares.

Embora sua produção de 608 MW seja muito inferior ao gigante da índia, São Gonçalo já causa um enorme impacto ambiental, pois evita a emissão de aproximadamente 860 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera, criando uma ótima alternativa de energia renovável.

Além do gigante de São Gonçalo também existe outra usina de grande porte no território nacional, chamada Usina Sol do Sertão.

Este local é capaz de produzir até 475 MW e fica localizada em Oliveira dos Brejinhos no estado da Bahia, também no Nordeste.

Ela é capaz de produzir grandes quantidades de energia e ocupa uma área de 700 hectares.

Segundo os responsáveis pelo local a energia produzida pela usina em um ano é capaz de abastecer até 580 mil residências e contribui grandemente na redução do CO2.

Já para os bolsos da empresa custou aproximadamente R$ 1,4 bilhões e rende 1,5 mil empregos diretamente para a localidade.

Segundo o site RD, o crescimento de usinas fotovoltaicas no Brasil cresceu 512% em relação a 2016.

Agora que você conhece a maior usina fotovoltaica do mundo e do Brasil, que tal saber mais sobre energias sustentáveis?

Acompanhe o nosso blog e fique sempre informado!

Publicidade